Curiosidades sobre a culinária tailandesa

Curiosidades sobre a culinária tailandesa

A Tailândia é, literalmente, um país que oferece muitas variedades não apenas de cidades, praias, templos, resorts e outras mil maravilhas, mas, principalmente na gastronomia. Quem conhece a culinária tailandesa não tem dúvidas da mistura exótica de sabores, cores e texturas. E, cá entre nós, é uma DELÍCIA, né?

Dessa vez, queremos apresentar um pouquinho mais desse universo cheio de gostos para que você conheça e se sinta cada vez mais familiarizado com a nossa cultura. Afinal, comida boa é aquela que faz a gente se sentir em casa! E sabe porque dizemos isso? Se você gosta de pimenta e não abre mão de um bom tempero, você está no lugar certo!

Esse conteúdo vai ser especialmente pra você conhecer um pouquinho mais da famosa e instigante culinária tailandesa! 

Confira as sugestões de pratos típicos e que você não pode deixar de fora do seu cardápio:

Pad Thai

Vamos começar por um dos pratos mais conhecidos da culinária asiática: o delicioso Pad Thai, que você encontra por todos os cantos do país. Esse é o verdadeiro macarrão frito, ou melhor, um noodles salteados com alguma carne, camarão, tofu, vegetais, ovos e ingredientes que você pode pedir para adicionar como molhos, amendoim e cheiro verde.

Inclusive, pode ser inovado de acordo com a sua preferência, por isso, há milhares de versões para prová-lo. É uma excelente opção para quem busca uma refeição leve e satisfatória! 

Imagem: Divulgação

Curry Massaman

O Curry Massaman é outro prato popular na Tailândia, geralmente servido com arroz branco e uma saladinha de pepino, chilli e cebola, mas fica a teu critério caso prefira comer acompanhado de pães. O principal ingrediente desse prato é a carne, portanto, você pode usar a carne bovina, cordeiro, frango, pato ou porco, feito com leite de coco e acompanhado de batatas, cebola, canela, canela, molho de tamarindo, açúcar de palma e outras especiarias, deixando o gosto saboroso e uma textura cremosa. 

É uma refeição e tanta, hein?! O mais legal é a história que ela traz. “Massaman” se refere aos muçulmanos, como um prato originado na corte de Ayutthaya através de um comerciante persa.

Imagem: Divulgação

Khao Soi

Uma sopinha de macarrão diferenciada, quem não gosta? O Khao Soi faz parte da famosa culinária do norte da Tailândia, principalmente em Chiang Mai. Todo mundo que prova diz ficar apaixonado por essa comida típica e muito procurada. Apesar de ser extremamente apimentada, o que a deixa ainda melhor é a combinação dos ingredientes, trazendo à tona um sabor intenso e picante, além de um cheiro incrível!

Se estiver por Lao Khao Soi, você pode encontrar mais de uma variedade dessa sopa, feita com arroz cortado à mão ou macarrão de ovos, leite de coco e o curry como base.

Imagem: Divulgação

Satay

Esse com certeza não poderia ficar de fora da lista!

Assim como em alguns lugares da América Latina, a Tailândia também tem seu tradicional espetinho, feito com frango ou carne de porco, conhecido “espetinho de porco marinado”, com cúrcuma e leite de coco, acompanhado de um molhinho de amendoim e pimenta. Super diferente, né?

É uma dica sensacional para quem quer explorar mais a culinária popular, com um sabor autêntico e original. 

Imagem: Divulgação

Som tam

Sempre tem os amantes de vegetais e comidas mais leves e, por sorte, temos uma opção muito gostosa para quem não abre mão de uma alimentação saudável. O Som tam é uma saladinha de mamão encontrada facilmente como forma de acompanhamento dos pratos principais. A sua origem vem do nordeste do país, é um prato que mistura o mamão verde com verduras e legumes como a vagem e o tomate. 

A melhor coisa dessa salada, é que você pode criar um mix de sabores e garantir um gosto ousado pro seu paladar, já que ela é muito suave e versátil para combinar com outras misturas.

Imagem: Divulgação

O que não falta são opções para deixar o almoço e o jantar ainda mais apetitosos. Não é por acaso que a culinária asiática toma conta em diversos locais e conquistou muitas pessoas. É um BOM DEMAIS!!!

Se você está com viagem marcada pra Tailândia, saiba que tem muito a explorar com uma gastronomia diferenciada, autêntica e cheia de sabores inusitados. Mas lembre-se, você pode tentar fazer a sua própria receita e provar um pouquinho do que temos por aqui!

Conta pra gente, qual comida te deixou com água na boca?

Sem comentários

Desculpe, o formulário de comentários está fechado neste momento.

Guía de Tailandia